7 custos a considerar no seu Destination Wedding

Créditos:    Duo Borgatto

Créditos: Duo Borgatto

Um destination wedding é uma experiência única, uma forma muito intimista de partilhar o dia mais importante da vossa vida com os que vos são mais próximos e queridos. E, em especial, num local magnífico!

 Claro que outra das razões para os casais optarem por este tipo de casamento é que, dependendo do local e da dimensão da lista de convidados, poderá significar ter algumas vantagens económicas em relação a um possível casamento no seu país de origem.

Mas atenção, há particularidades de um destination wedding que, necessariamente, terão impacto no vosso orçamento. São sete os custos específicos que sugiro que tenham especial atenção:

 

1.    Pagamento internacionais

Com tantas contratações a fazer, desde o espaço, celebrante, entretenimento, decoração, catering, etc, é inevitável que tenham de proceder a diversos pagamentos e depósitos, muitos deles de quantias avultadas. Nestes casos, as taxas bancárias e de câmbio são, normalmente, significativas e não podem ser descuradas. 

É fundamental avaliar as diferentes alternativas de serviços de pagamento e os métodos de pagamento aceites pelos fornecedores e encontrar soluções que vos sejam mais vantajosas do que a tradicional transferência bancária.

  

2.    IVA

O IVA é imposto cobrado sob os serviços prestados e a sua taxa varia de país para país. 

Confirmem sempre se os valores apresentados nas propostas já incluem IVA ou se deverão adicionar este item na elaboração do vosso orçamento. 

Se estão a organizar o vosso casamento em Portugal, lembrem-se que a taxa de IVA é de 23% na generalidade dos serviços, embora existam alguns bens ou serviços que estão sujeitos a taxas mais baixas. 

 

3.    Transporte dos convidados

 

Alguns casais optam por pagar, na totalidade ou parcialmente, as despesas de viagem e alojamento dos convidados para o seu destination wedding. Apesar de não ser um requisito, é com certeza uma oferta maravilhosa!

No entanto, deverão sempre considerar no vosso orçamento o transporte aos vossos convidados no dia do casamento, bem como durante as actividades que planearem para os dias anteriores e posteriores.  

Em alguns locais mais remotos, o acesso a táxis ou Uber é inexistente e é bastante mais conveniente disponibilizar um serviço de transfer para todos os convidados.

 

4.    Privatização do espaço

Seja um local público ou um hotel histórico, o que têm em mente para o vosso casamento, com certeza quererão usufruir do espaço escolhido com total privacidade, sem restrições, durante a vossa estadia.

Esta comodidade poderá implicar um fee de exclusividade, custo que deverão ter em conta na organização do vosso destination wedding. 

 

5.    Actividades lúdicas

 Uma das melhores partes de um destination wedding é a oportunidade de conhecer e experienciar novas culturas e novos locais. Confesso que esta é umas das minhas funções favoritas, desenhar, com os meus clientes, uma experiência portuguesa absolutamente fantástica e que vá muito além da festa do casamento. 

 Seja um tour pela região, um cocktail ao pôr-do-sol ou uma degustação de produtos locais, estas actividades são sempre momentos divertidos, que ficarão na memória de todos mas que terão uma expressão relevante no vosso orçamento

 

6.    Ofertas de boas-vindas

Não sendo um item obrigatório, recomendo sempre aos meus clientes que não deixem de preparar uma caixa ou um saco com ofertas de boas-vindas como forma de agradecimento a todos os que acederam a participar no vosso destination wedding. 

Avaliem várias alternativas e incluam uma rubrica para estes mimos no vosso orçamento.

 

7.    Despesas de viagem dos fornecedores

Uma das vantagens de contratar fornecedores locais para o vosso destination wedding, para além do absoluto conhecimento da região, é a poupança em despesas de viagem, acomodação e estadia que terão de suportar se optarem por contratar fornecedores noutro pais que não o de destino. 

 Se essa for a vossa opção, façam o levantamento detalhado do que esses fornecedores cobrarão nessa matéria antes de fecharem contrato para evitar custos avultados inesperados.

Seja qual for o vosso orçamento, é fundamental conhecer em detalhe os custos de organizar um casamento fora da vossa região. Como wedding planner especialista em destination wedding, sedeada em Portugal, trabalho ao pormenor o orçamento dos meus clientes, garantindo que eles estarão sempre a par da sua situação financeira.